Um legado de Ramos de azevedo

Prestigiado pela história de São Paulo, o singular projeto assinado pelo escritório Ramos de Azevedo & Severo Villares – um dos mais importantes da virada entre os séculos 19 e 20 - assume agora um novo significado.

Acreditamos na contribuição para uma melhor sociedade por meio da revitalização de espaços de encontros e de convivência, de construção de histórias e de transformação.

Agende uma visita 

1916

A companhia Telefônica do Estado de São Paulo, constitui a São Paulo Telephone Company, que já tinha sido autorizada a funcionar através do Decreto nº 11.500 de 23 de fevereiro de 1915. Sendo assim, inicia a construção do primeiro prédio do nosso complexo (Rua. Sete de Abril, 295). Nesse mesmo momento iniciaram a instalação da mesa operacional manual de telefonia

1923

A assembleia realizada pela direção da empresa Brazilian Traction Light and Power Co. Ltd. em Toronto, afirmou que a São Paulo Telephone Company mudaria de nome para Brazilian Telephone Company, sendo a segunda empresa a receber este nome, e o Decreto nº 16.222 de 28 de novembro de 1923 autorizou a empresa a continuar operando no país, agora sob a nova denominação, mas facultada a tradução do nome para o português como Companhia Telephonica Brasileira.

1934

O edifico foi projetado pelo escritório Ramos de Azevedo e Severo Villares, cujo projeto arquitetônico segue o estilo art-déco

1939

Inaugurado no centro de São Paulo, com projeto realizado pelo consagrado Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo Villares, considerado o maior e mais moderno escritório de arquitetura da cidade de São Paulo, entre a última década do século XIX e as três primeiras décadas do século XX. O escritório construiu inúmeros marcos arquitetônicos da cidade, como o Theatro Municipal de São Paulo e o Mercado Municipal de São Paulo.

1973

O Edifício Sete de Abril passou a ser o centro de atendimento ao assinante da empresa Telecomunicações de São Paulo - TELESP. Em 1998, o prédio passa a sediar a Telefônica Brasil.

2023

O edifico será ressignificado e transformado em um condomínio residencial chamado Basilio177. Abaixo desse condomínio teremos um Food Hall chamado RAMAL. O projeto tem como missão preservar a identidade e a herança cultural da edificação. Ao reutilizar de forma criativa as bases originais, implementa soluções tecnológicas para a melhoria e modernização de suas estruturas. Com reverência ao legado, o empreendimento ressignifica o passado e propõe inovação ambiental, social e econômica.

Ressignificar o Edifício 7 de Abril

É resgatar toda sua importância para a cidade de São Paulo.

Integrante do Complexo Sete de Abril, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo e Severo Villares, o prédio sediou a Diretoria de Operação em São Paulo da Companhia Telefônica Brasileira, até 1973. Logo após esse período, passou a ser o centro de atendimento ao assinante da empresa Telecomunicações de São Paulo - TELESP.

Agora esse rico legado da cidade passa por um processo de transformação, que visa preservar seu valor arquitetônico ao mesmo tempo em que moderniza e recria os espaços internos e a fachada. Nasce o icônico Basílio 177, futuro lançamento da incorporadora Metaforma em parceria com Starboard Asset, BR Capital, Unitas, e Rocontec como construtora.

Como resultado do trabalho de recriação dos espaços e suas destinações, os pavimentos do Basílio 177 serão residenciais, com um completo food hall e galeria de arte no térreo. Esse é o jeito Metaforma de valorizar a cidade e suas pessoas, inventando um futuro repleto de novas possibilidades, mais diverso e sustentável

Agende uma visita 

SEJA BEM VINDO AO CENTRO CRIATIVO

A região da República mostra diferentes espaços culturais que logo de cara são apaixonantes. Isso porque muitas dessas atrações ficam em prédios históricos e têm arquitetura assinada por grandes mestres. Um ótimo exemplo do primor arquitetônico na região é o Edifício 7 de Abril, onde já esteve a Companhia Telefônica de São Paulo - TELESP. Com projeto assinado pelo icônico Escritório Técnico Ramos de Azevedo, o prédio apresenta estilo Art Déco, com esquadrias das janelas, piso de madeira e elevadores fabricados pela mesma empresa que forneceu materiais à construção do Empire State Building.

E mais prédios históricos ajudam a contar a história de São Paulo, transformados agora em espaços de cultura e lazer

Agende uma Visita

Mensagem enviada!

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Esperamos responder em até 24 horas. Você também pode nos contatar através de redes sociais. Os links estão logo abaixo.